GLOSSÁRIO
 D 
Dente FOTO - O cão é um animal heterodonte, isto é, possui dentes de diferentes formatos :
   » I - Incisivos; C - Caninos; P - Pré Molares; e M - Molares.
A dentição de leite tem 28 dentes (superior e inferior: 6 I; 2 C; 6 P).
A dentição definitiva tem 42 dentes (superior: 6 I; 2 C; 8 P; 4M e inferior: 6 I; 2 C; 8 P; 6 M).
DESCLASSIFICAÇÃO - Condição transitória que afasta um cão das exposições.
Serão desclassificados os exemplares que apresentarem timidez ou agredirem seu apresentador, outros cães ou o árbitro; quando o apresentador transgredir as normas de boa conduta e respeito ao árbitro, bem como, quando o cão apresentar defeitos de ordem transitória, como por exemplo, doenças infecto-contagiosas ou tosa em desacordo com o padrão da raça.
DESQUALIFICAÇÃO - Condição definitiva que impede o cão de exposições e reprodução.
Serão desqualificados os exemplares que apresentarem cegueira, surdez, monorquidismo (ausência de um testículo), criptorquidismo (ausência de ambos os testículos), atipicidade (ausência das características que definem a raça), qualquer aleijão ou mutilação excetuando-se as amputações previstas no padrão da sua raça, bem como as faltas descritas no padrão da sua raça como "desqualificante".
Displasia - A displasia é uma má formação nas articulações, com maior incidência nas coxofemurais (ligação entre a bacia e os membros traseiros). Pode desenvolver-se em cães de todas as raças, mas principalmente em raças grandes e naquelas de crescimento rápido. Atinge igualmente machos e fêmeas. A displasia (coxo-femural e a de cotovelo) pode comprometer uma ou ambas articulações (normalmente atinge as duas).
      HD identifica os vários graus da displasia coxo-femural.
Dock - To shorten a puppy´s tail by cutting off a portion.
Dog - Strictly speaking, a male canine.