GLOSSÁRIO
 C 
CAC - Sigla de "Certificado de Aptidão a Campeonato". Título promocional que poderá ser outorgado por juízes, a animais que forem considerados como excelentes, em seu julgamento. Está apto a recebê-lo o cão com idade superior a 9 meses (ACB) ou 12 meses (CBKC). Só é concedido um CAC por raça (ACB) ou um CAC por sexo, para cada raça (CBKC), por exposição.
Cachorro-do-mato-vinagre  FOTO - Speothos venaticus Este canídeo distribuía-se originalmente por quase toda a América do Sul, desde a fronteira da Colômbia com o Panamá até Santa Catarina. Está em processo de extinção por causa das queimadas, do desflorestamento e da ocupação humana de seus habitats.
Atualmente, no Brasil, pode ser encontrado em florestas de mata atlântica, como no Parque Estadual Intervales-SP, em campos úmidos no cerrado, como no Parque Nacional das Emas-GO e no Pantanal.
O cachorro-do-mato-vinagre possui uma adaptação para viver em regiões alagadas: seus dedos são ligados por uma membrana, o que o torna um hábil nadador e mergulhador. Esta afinidade com a água o torna conhecido no Peru como "cachorro d´água". Também não possuem alguns molares comuns em canídeos em geral.
Na natureza, apesar de ser difícil de ser visto, já foi observado em matilhas de 10 a 12 animais. Alimenta-se de crustáceos, cutias e pacas; em grupo, costumam caçar animais maiores como capivaras e emas jovens. A paca é a sua principal presa e está em processo de extinção, obrigando o cachorro-do-mato-vinagre a mudar seus hábitos alimentares.
Abriga-se em tocas em troncos de árvores e em buracos abertos por tatus de grande porte. Após um ano de existência atinge a maturidade sexual. As fêmeas têm uma gestação de 67 dias, nascendo em média três filhotes, sendo que as ninhadas podem variar de um a seis. Os machos costumam trazer alimento para as fêmeas durante o período de amamentação.
CACIB - Sigla de"Certificado de Aptidão a Campeonato Internacional de Beleza",concedido por juízes do Quadro de Árbitros da FCI, em exposições internacionais. A idade mínima para obtenção do CACIB é de 15 meses. Os machos e fêmeas que possuam 3 destes, outorgados por juízes diferentes, sendo um de outro continente diferente do que o cão habita, podem requerer o título vitalício de "Campeão Internacional". Só é outorgado um CACIB por sexo, para cada raça, por exposição.
Calazar - (ou Leishmaniose Viceral) Doença causada por um protozoário do gênero Leishmania que se aloja no corpo de animais como o cachorro, e é transmitida ao homem por meio da picada do mosquito com o nome popular de palhinha que cientificamente é o Phlebotomus (flebótomo),
Canídeo - Espécime dos canídeos.
Pertencente ou relativo a eles.
Cão FOTO - Mamífero da ordem dos carnívoros, tipo da família dos cânidas. [Fem.: cadela; plural.: cães; aumentativo.:canaz,canzarrão; diminutivo.: cãozinho, cãozito, canicho]
Cão -
PortuguêsCão
InglêsDog
EspanholPerro
FrancêsChien
Alemão, SuecoHund
ItalianoCane
Japonês(Inu)
Russo
Coreano
Grego
Chinês
HebraicoKelev
ÁrabeKalb
FinlandêsKoira
LatimCanis
Carpeado - Cão que tem a linha superior do tronco convexa. O oposto de Selado.
CBKC - Sigla da Confederação Brasileira de Cinofilia, filiada à FCI, tem sede no Rio de Janeiro.
Ceratoconjuntivite seca - Olho seco.
Cérbero FOTO - Um cachorro com três cabeças e cauda de dragão que vigiava a entrada do Hades, ou mundo inferior. O monstro permitia a todos os espíritos que entrassem no Hades, mas não permitia a nenhum sair de lá. Apenas alguns heróis escaparam da guarda de Cérbero: o grande músico Orfeu encantou-o com sua lira, e Héracles capturou-o completamente desarmado e o trouxe por um curto período de tempo para as regiões superiores ao Hades. Na mitologia romana, a linda virgem Psiquê e o príncipe troiano Enéias foram capazes de pacificar Cérbero com um bolo de mel e assim continuar sua viagem pelo mundo inferior. Às vezes Cérbero é representado com uma juba de serpente e 50 cabeças.
Cernelha - É a parte proeminente da escápula (omoplata ou ombro) do quadrúpede.
Corresponde ao ponto de encontro do pescoço com a linha superior do tronco.
A altura do cão é medida neste local.
CGC - Certificado de Aptidão a Grande Campeonato, usado pela CBKC. Título promocional só outorgado a animais já campeões.
CH. - Do inglês "Champion", campeão. Prefixo anexado ao nome dos cães detentores deste título.
CH.INT. - Do inglês "International Champion", campeão internacional.
Prefixo anexado ao nome dos cães detentores deste título.
Chanfro - O mesmo que stop em português de Portugal.
Chimarrão - (castelhano) Qualificativo de, ou cão sem dono, cão bravio.
Deriva de chimarrão o nome da raça Cimarron, também chamado de cachorro "crioulo" na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.
Cinofilia - Do latim cino-cão, filia-afinidade. É o termo que indica o gosto por cães Qualidade de cinófilo.
Cinófilo - Quem gosta de cães.
Cinofobia - Medo mórbido dos cães
Cinologia - Estudo dos cães.
Cinológico - Referente à Cinologia.
CIO - Complexo de fenômenos que ocorrem nas cadelas, preparando-as para a reprodução.
O primeiro cio ocorre entre 6 meses e 1 ano e 2 meses.
A duração é de 15 a 20 dias.
O intervalo entre cios é de 6 meses.
Todos esses números são variáveis e dependem de fatores como: porte, raça, saúde, indivíduo.
CJC - Sigla de Certificado de Aptidão a Jovem Campeonato. Título promocional, que pode ser outorgado por juízes, a animais de excepcionais qualidades que ainda não têm idade para receber o CAC pela CBKC (antes dos 12 meses). Após receber o terceiro destes títulos, o proprietário pode requerer o título de Jovem Campeão do animal.
Coprofagia - Ato de comer fezes (as próprias ou de outros animais).
Este problema pode ter causas metabólicas ou comportamentais.
Cordectomia - Cirurgia feita nas cordas vocais do cão e que ameniza seu latido.
Criptorquidia - Defeito que pode ocorrer em machos quando não têm um (monorquidismo) ou ambos testículos na bolsa escrotal. É uma falta desqualificante. Animais com este problema devem ser afastados da reprodução.
Crop - To clip off the top of a puppy´s ears to make them stand erect.