Site do Cachorro
Site do Cachorro
Seu perfil | Cadastro | Membros | Procura | Ajuda
Salvar senha
Usuário:
Senha:
Esqueceu sua Senha?

 Todos os Fóruns
 Discussões sobre:
 Outros assuntos
 mau cheiro COMO EVITAR ESSE PROBLEMA?
 Novo tópico  Responder o tópico
 Imprimir
Autor Tópico anterior Tópico Próximo tópico  

oneideguedes

61 Mensagens

Postada em - 20/03/2008 :  23:22:26  Mostrar perfil  Visite a página do(a) oneideguedes  Incluir resposta com citação  Incluir resposta
COMO EVITAR ESSE PROBLEMA?

Um dos maiores problemas que os proprietários de animais de estimação enfrentam é o famoso cheirinho. Quem nunca escutou: "Ih essa casa tem cachorro, sente só o cheiro..."


Realmente, isso é muito desagradável, principalmente quando recebemos visitas. Embora este problema pareça difícil de resolver, há soluções. Antes de mais nada, é preciso descobrir de onde vem o cheiro desagradável.


Fontes e origens do mau cheiro:


Hálito - Muitas vezes nossos animais apresentam problemas como o tártaro nos dentes, que além de causarem o mau hálito, podem levar ao aparecimento de sérias infecções cardíacas e renais.
Muitas vezes, ao se lamberem, os animais acabam levando saliva com aquele odor característico a outras partes do corpo, tornando o problema mais acentuado.


Ouvidos - Esquecer da higienização dos ouvidos de seu animal de estimação é um ótimo caminho para iniciar um acúmulo de cerúmem (cera) e, assim, levar ao quadro da otite.


Glândulas anais - O acúmulo de secreção nestas glândulas pode causar processos inflamatórios purulentos e um cheiro muito desagradável. A limpeza deve ser feita por profissional médico veterinário.


Alimentação inadequada - Caso haja deficiência de nutrientes como vitaminas A e E, ácidos graxos e minerais como o Zinco e o Ferro, a pele de seu animal pode apresentar alterações como seborréia e descamações, que alteram o odor natural da pele.
Outras alterações alimentares, como comida gordurosa em excesso, podem levar a este quadro.


Doenças metabólicas - Algumas doenças relacionadas ao metabolismo do animal podem ocasionar mau cheiro. Exemplos: síndrome de Cushing e dermatoses hormonais.


Erros do proprietário na higiene - Apesar de parecer um contra-senso, o banho pode fazer mal e deixar o animal com aquele odor característico. Evite o excesso de banhos A pele oleosa dos cães não deve ser lavada muito freqüentemente, pois estes óleos naturais protegem a pele.
Ao banhar, use sempre produtos veterinários adequados ao ph de pele de seu cão.


Tendência natural - Algumas raças possuem um maior número de glândulas sebáceas, como o Cocker Spaniel e o Boxer, acentuando a tendência a apresentar mau cheiro. Use shampoos anti-sépticos recomendados por seu médico veterinário.


http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=4160678873502380952&pid=1205258231201&aid=1199688542
  Tópico anterior Tópico Próximo tópico  
 Novo tópico  Responder o tópico
 Imprimir
Ir para:
Site do Cachorro © 2000-2002 Snitz Communications Topo da página
Snitz Forums 2000