Site do Cachorro
Site do Cachorro
Seu perfil | Cadastro | Membros | Procura | Ajuda
Salvar senha
Usuário:
Senha:
Esqueceu sua Senha?

Todos os Fóruns
 Discussões sobre:
 Saude
 Dirofilariose ("verme do coração")
 Novo tópico  Responder o tópico
 Imprimir
Autor Tópico anterior Tópico Próximo tópico  

Karime

516 Mensagens

Postada em - 09/01/2006 :  14:16:27  Mostrar perfil  Click to see Karime's MSN Messenger address  Incluir resposta com citação  Incluir resposta

A dirofilariose é uma doença causada por um verme que se desenvolve dentro do coração dos cães, e que pode atingir até 35 cm de comprimento. Esse parasita é chamado dirofilária, daí o nome da doença.

Por habitar o coração e grandes vasos sanguíneos, a dirofilária causa obstrução à passagem do sangue. Para compensar o problema, o coração terá que trabalhar mais e com mais força. Com o decorrer do tempo, haverá enfraquecimento do músculo cardíaco que irá dilatar-se. Em consequência disso, sinais de doença cardíaca como perda de peso, cansaço, tosse, dificuldade de respirar, falta de ânimo e abdômen grande, estarão presentes numa fase mais adiantada da doença.

O cão pode adquirir a dirofilária se for picado por um mosquito infectado. E o mosquito, por sua vez, infecta-se ao picar um cão que já tenha a doença. As formas infectantes do verme que o mosquito transporta e transmite ao cão podem levar até 6 meses para se desenvolverem em larvas adultas. O cão pode conviver com o verme durante anos sem apresentar qualquer sinal. Porém, quando esses sintomas aparecem, a doença já está avançada.

Existe tratamento para a dirofilariose, mas o ideal é que se diagnostique a doença antes dos sinais clínicos aparecerem. Para isso, existem exames específicos que detectam a presença de larvas jovens da dirofilária (microfilárias) na corrente sanguínea. Se existem larvas jovens, isso indica a presença do verme adulto e aí o tratamento é iniciado. Porém, mesmo eliminando o verme, os danos que ele causou ao coração podem ser irreversíveis.

A melhor maneira de se evitar a dirofilariose é fazer um esquema preventivo de tratamento. Para isso, existem drogas que matam as pequenas larvas que são passadas para o cão através da picada do mosquito, impedindo que a doença se desenvolva. Alguns medicamentos de uso contínuo para controle de pulgas e vermes já possuem efeito contra as larvas jovens. O tratamento é simples, administrado por via oral.

Como a dirofilariose está presente em áreas litorâneas, animais que habitam ou freqüentam o litoral devem receber o tratamento preventivo desde filhotes. Outras áreas também podem apresentar a doença, assim o proprietário deve informar-se com seu veterinário sobre a necessidade ou não de medicar o animal. Para a dirofilariose, a prevenção é o melhor remédio.

Obrigada pela atenção e desejo muita felicidade e saúde ao seu cão e a você!

Com muito carinho aos animais,
Karime (12 anos)

ewdawes

3 Mensagens

Postada em - 18/11/2008 :  17:49:11  Mostrar perfil  Incluir mensagem com citação  Incluir mensagem

Ola ! Me chamo Elizabeth e acabeud e ler seu artigo que muito me interessa porque tenho uma Shih Tzu de 3 Anos ( Malu) que nasceu aqui em Dallas - USA (onde moro ) e ela sempre tomou o medicamento contra este Verme do Coracao ( AquI CHAMADO HEARTWORM).  Todo ano ela faz exames de sangue e Gracas a Deus ela esta livre dese problema, principalmente por causa da prevencao . Estou retornando ao Brasil em Dezembro proximo e apesar de estar levando comigo o medicamento para 6 meses, preciso saber se ai no brasil existe este medicamento, como se chama e aonde posso aduirir.  Irei morar na Cidade do Rio de Janeiro.  Aqui Malu toma o " HeartGuard " ou o " Evolution ".

Aguardo resposta. Grata 

Beth Dawes
Inicio da página

Karla Gonçalves Fonseca d

1 Mensagens

Postada em - 06/12/2008 :  20:09:09  Mostrar perfil  Incluir mensagem com citação  Incluir mensagem

Aqui tb tem Evolution em qq petshop.

Para a difilariose (verme do coração) tb tem o Milbemax e o Endogard. Todos 2 tb são encontrados facilmente nos pets, principalmente no litoral.

Inicio da página
  Tópico anterior Tópico Próximo tópico  
 Novo tópico  Responder o tópico
 Imprimir
Ir para:
Site do Cachorro © 2000-2002 Snitz Communications Topo da página
Snitz Forums 2000