Site do Cachorro
Site do Cachorro
Seu perfil | Cadastro | Membros | Procura | Ajuda
Salvar senha
Usuário:
Senha:
Esqueceu sua Senha?

 Todos os Fóruns
 Discussões sobre:
 Saude
 Fitoterapia
 Novo tópico  Responder o tópico
 Imprimir
Autor Tópico anterior Tópico Próximo tópico  

wsrocha

37 Mensagens

Postada em - 07/11/2005 :  17:18:05  Mostrar perfil  Click to see wsrocha's MSN Messenger address  Incluir resposta com citação  Incluir resposta

Como venho informando a todos sobre o uso correto da Aromaterapia e Fitoterapia em Animais trago a vocês um pouco mais de informação sobre esses temas.


Fitoterapia


Produtos oriundos da fitoterapia podem ser tão ou mais eficientes que os remédios sintéticos produzidos em laboratório. Até pouco tempo, as indústrias farmacêuticas não valorizavam nem investiam em extratos de plantas medicinais. O preconceito que cercava os produtos fitoterápicos ainda existem hoje em dia, mas já se pode observar mudanças nesse conceito a partir dos vários estudos farmacológicos já realizados no Brasil e no Mundo. Mesmo assim ainda encontramos muitos médicos veterinários e, principalmente, muitos proprietários de cães completamente contrários ao tratamento com plantas medicinais.


O preconceito aumentou muito devido ao uso incorreto e sem conhecimento de ervas medicinais. O que existe é uma série de pessoas que, por acreditarem que tratar com planta é simplesmente fazer um chá de folhas, acabam usando partes da folha sem o princípio ativo necessário, quantidade insuficiente ou exagerada do vegetal, gerando na maioria das vezes ineficiência no tratamento ou alguma indisposição passageira e até mortal pelo uso abusivo (digo, errado). Desprezar as plantas medicinais nos tratamentos para obter saúde é uma idéia absurda já que, por ser uma medicina alternativa, a fitoterapia pode ser uma opção do médico veterinário, ao escolher entre o remédio sintético ou o produto fitoterápico, ou o uso concomitante dos dois.


Quem, hoje em dia, não ouviu falar do Ginkgo biloba cujas folhas são excelentes fontes de ferro, cálcio e vitamina C.


Da Eufrásia, erva famosa por sua capacidade de melhorar a acuidade visual e combater as doenças dos olhos.


Da Echinacea, planta com capacidade de restaurar o sistema imunológico.


Da Babosa (Aloe vera), vegetal conhecidíssimo com propriedades bactericidas e fungicidas, cicatrizante, hidratante e que, ainda age como nutriente pois contem 18 aminoácidos.


Da erva de São João, com poderes depurativos das vias respiratórias e redutora da ansiedade.


Casos de animais com dificuldade na evacuação, fezes ressecadas ou prisão de ventre, podemos optar pela Cáscara Sagrada que age regularizando o processo natural e normal de eliminação de fezes, sem causar diarréia ou cólicas e é muitas vezes preferível do que usar laxantes ou clisteres que causam exaustão e muitas vezes trazem efeitos colaterais.


Usar a Centella asiática, erva conhecida como alimento do cérebro que é um excelente recurso para os casos de AVC, por exemplo em animais atropelados, contundidos após briga, pancada, e que manifestam sintomas neurológicos de localização central como incoordenação, desequilíbrio, entre outros ou em alguns casos de seqüelas de cinomose, sem trazer as conseqüências indesejáveis pelo uso de estimulantes cerebrais é muito bom.


Escolhermos o maracujá para acalmar e dar mais conforto aos animais ao invés de calmantes que “dopam” os animais diminuindo-lhes os reflexos é, sem dúvida a melhor opção.


Um médico veterinário experiente em fitoterapia vai, com certeza, encontrar a planta certa para cada caso.


Atualmente, dispomos no mercado de laboratórios fitoterápicos sérios, de qualidade comprovada que produzem produtos fitoterápicos totalmente naturais, nas concentrações certas de plantas cultivadas especialmente para servirem de remédio.


Também as farmácias de manipulação fornecem os concentrados de plantas da mais alta pureza.


Não é difícil tratar um cão com fitoterapia. E os resultados são extremamente satisfatórios se o medicamento fitoterápico for aplicado de forma correta e supervisionada.


Wagner Rocha
Aromaterapeuta

  Tópico anterior Tópico Próximo tópico  
 Novo tópico  Responder o tópico
 Imprimir
Ir para:
Site do Cachorro © 2000-2002 Snitz Communications Topo da página
Snitz Forums 2000